Material interessante para usar nas aulas de 8º ou 9º sobre a exploração de recursos minerais, principalmente na América Latina e nos países subdesenvolvidos, e os conflitos gerados com povos tradicionais.

Atlas sobre conflitos ambientais pelo Mundo

ATLAS

O “Environmental Justice Organizations, Liabilities and Trade” é um projeto europeu inédito, criado pela Universidade Autônoma de Barcelona. Nele, os acadêmicos, mapearam os conflitos ambientais que ocorrem pelo mundo. E nesse mapa, o Brasil aparece em terceiro lugar ( ao lado da Nigéria) em número de disputas.

No nosso país são mapeados 58 conflitos em curso. Entre eles disputas agrárias, por recursos hídricos e por reservas mineiras. Além de uma série de conflitos indígenas. A empresa brasileira com maior número de disputas no mapa é a Vale, com 15 disputas no atlas, 14 delas ocorrem na América Latina, principalmente no Brasil. Mas há casos de disputas da mineradora na Colômbia, Peru e no Chile. Fora do continente, a empresa é citada ainda em conflito com agricultores em Moçambique.

Segundo os pesquisadores, o Brasil mesmo tendo sofrido um processo de industrialização, ainda possui suas exportações baseadas na exploração de recursos naturais, reproduzindo o padrão latino americano. E essa tendência a produzir mais recursos primários se dá pela importância dada as commodities (produtos mais baratos e mais ) no país em relação aos produtos manufaturados (produtos mais caros e que exigem maior investimento tecnológico e financeiro) nos últimos anos. Com esse aumento na produção de matéria prima (commodities) a exploração delas tem gerado essa série de conflitos no Brasil já que esta dá-se em territórios ocupados por comunidades tradicionais que, historicamente, vivem de forma sustentável.

A falta de leis e fiscalização, na maioria dos países subdesenvolvidos, acaba por colocar em riscos essas comunidades que não possuem voz nem uma no habito político ou social de seus países. Praticamente uma guerra entre Golias e Davi, sabendo que nessa disputa os povos tradicionais em grande parte perdem a batalha.

Professora Priscilla Guerra

Fonte: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/bbc/2014/03/21/mapa-inedito-coloca-o-brasil-em-3-lugar-em-conflitos-ambientais.htm?fb_action_types=og.recommends&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582

Sobre professorapriscilla

Professora de Geografia, Fotógrafa Amadora, Apaixonada pelo Rio de Janeiro, pela Lapa e pelo Flamengo.
Link | Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s