OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA)

Algumas informações sobre uma importante e interessante disputa ligada a Geografia. A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica a OBA. Futuramente levaremos mais informações sobre a participação de nossa escola (ANCT) nesse interessante projeto.

Image

“A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA todos alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela.

Escolas que participaram da XIV OBA de 2011 não precisam se recadastrar para participar em 2012 da OBA ou da MOFOG. Escolas que estavam cadastradas para participar da OBA em 2011 e não participaram estão recebendo pelos correios um convite para participar novamente em 2012, mas para participar precisa devolver o convite por correio ou fax. Escolas que nunca participaram da OBA podem preencher a ficha de cadastro neste site até 13 de março 2012. Cadastrando-se para participar da OBA está automaticamente cadastrada para participar da MOSTRA DE FOGUETES.

Com o intuito de colaborar com a capacitação dos professores responsáveis pelo ensino dos conteúdos de Astronomia, Ciências, Geografia e Física, a OBA tem organizado os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREA) em diversos lugares do Brasil. Em 2009 realizamos três EREAs (Foz do Iguaçu, PR, Bauru, SP, e Sobral, CE,). Em 2010 realizamos nove EREAs nas cidades: Porto Alegre, RS, Iepê, SP, Limoeiro do Norte, CE, Caucáia, CE, Foz do Iguaçu, PR, Toledo, PR, Campo Grande, MS, São Carlos, SP, Recife, PE. Em 2011 realizamos outros 12 EREAs nas cidades: São Paulo, SP, Jaraguá do Sul, SC, Santo André, SP, Ji Paraná, RO, Belo Horizonte, MG, Ponta Grossa, PR, Ubatuba, SP, Pato Branco, PR, Cascavel, PR, Pelotas, PR, Assis, SP, Wenceslau Braz, PR. O histórico de todos os EREAs já realizados e dos próximos podem ser encontrados em www.erea.ufscar.br. Para organizar um EREA em sua região basta entrar em contato com o coordenador dos EREAs, Prof. Dr. João B.G. Canalle.”

Via http://www.oba.org.br/site/index.php

 

Sobre professorapriscilla

Professora de Geografia, Fotógrafa Amadora, Apaixonada pelo Rio de Janeiro, pela Lapa e pelo Flamengo.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s