Gabarito dos exercícios de recuperação – 9ºAno ANCT

Gabarito dos Exercícios passados na recuperação.

Unidades 1 – Temas 1 e 2

1) Estado corresponde a uma comunidade organizada politicamente; nação corresponde a um conjunto humano de características culturais, econômicas , étnicas e lingüística, por exemplo, e com desejo de se constituir como Estado soberano; e território corresponde à base física sobre a qual um Estado exerce soberania.

4) Comparação entre blocos de poder.

Blocos de poder: Capitalista e Socialista

Características do sistema:

Capitalista: Proteção das liberdades individuais, defesa da democracia participativa, economia de mercado livre iniciativa empresarial.

Socialista: Construção de uma sociedade igualitária, abolição da propriedade privada dos meios de produção e controle estatal da produção e da distribuição.

7) a) Durante a Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética procuraram amplias suas zonas de influência e neutralizar a expansão do adversário, o que implicava a adoção de uma organização econômica e social capitalista ou socialista.

b) Cada uma das nações envolvidas na disputa – EUA e URSS – procurou realizar conquistas na corrida espacial, que serviram como divulgação de sua competência técnico-científica, além de investir pesadamente no desenvolvimento de poderosos equipamentos bélicos, usados como ameaça caso ocorresse o conflito direto.

c) Porque as duas principias nações envolvidas no conflito nunca se enfrentaram diretamente, já que isso significa literalmente o fim do mundo, pelo fato de as duas superpotências terem desenvolvidos bombas atômicas.

Unidade I – Temas 2, 3 e 4

1) a) Ideológico

b) Guerrilha Urbana

c) Maoísmo

d) Separatista

e) Mercenário

f) Religioso

g) Sionista

h) De Estado

2) a) Principais focos de conflitos:

Região: África

Principais características: As fronteiras traçadas pelo colonialismo separam muitas etnias africanas em Estados diferentes, enquanto outros abrigaram grupos rivais. Os conflitos após a independência das ex-colônias se devem em parte, a esse motivo.

Região: América Latina

Principais características: Na Colômbia, o confronto guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e tropas do exército é um dos mais antigos da região. Há também o Movimento Zapatista de Libertação Nacional, que atua em Chiapas, no México.

Região: Europa

Principais características: Diferenças étnicas, linguísticas e religiosas geram focos de tensão, como na antiga Iugoslávia (guerras entre croatas e sérvios, guerra da Bósnia e guerra de Kosovo), no Reino Unido (conflito na Irlanda do Norte entre protestantes e católicos) e na Espanha (separatismo basco).

Região: Oriente Médio.

Principais Características: Um dos principais focos de tensão é a disputa territorial entre israelenses e palestinos. As guerras árabe-israelenses que ocorreram a partir de 1948 deixaram o povo palestino sem o seu território. A via de negociação parece aberta com a retirada israelense da Faixa de Gaza e o futuro reconhecimento do Estado palestino.

Região: Sudeste da Ásia

Principais Características: Em 1976, Portugal abandonou a colônia de Timor Lesta, logo ocupada pela Indonésia. Em 2002, com a mediação da ONU, Timor Leste conseguiu finalmente a independência.

Região: Sua da Ásia

Principais características: A independência da Índia (1947) provocou a divisão do antigo protetorado britânico em dois Estados: a Índia (de maioria hindu) e o Paquistão (de maioria muçulmana). A região da Caxemira é um foco permanente de disputa entre os dois países.

b) África, Ásia e Europa.

c) Ásia, África e Europa.

d) Colômbia, onde os guerrilheiros das Farc estão em confronto com as tropas oficiais em busca do controle de grande parte do território colombiano.

e) O número de refugiados cresce em função do aumento dos conflitos, sobretudo quando se trata de guerra civil e de disputas separatistas.

9) a) Resposta pessoal.

b) Desastres naturais (secas, enchentes, terremotos) fome, guerras.

Unidade 2 – Tema 1 e 2

1) a ) Poluição do ar, desertificação, desmatamento indiscriminado, escassez de água potável, efeito estufa.

b) O uso de pesticidas e fertilizantes provoca a contaminação de rios e de suas nascentes, tornando suas águas impróprias para o consumo.

c) As queimadas destroem as camadas superficiais do solo, contribuindo para o se desgaste e esgotamento, além de devastar o hábitat de várias espécies vegetais e animais.

4) A globalização fez aumentar o mercado consumidor de muitas empresas, que elevaram a sua produção industrial à custa da exploração cada vez mais intensa e irracional dos recursos naturais e da exploração de mão-de-obra barata, capaz de produzir os mais sofisticados produtos, mas sem capacidade financeira para consumir.

Unidade 2 – Tema 1 a 4

2) a) Resposta Pessoal. Esperando que aponte na resposta as diferenças entre os aparelhos, principalmente o fato de que um deles, o celular, é portátil. Embora ambos apresentem a mesma função, é importante que os alunos destaquem a tecnologia envolvida nos dois modelos.

b) O comércio global de mercadorias traz grandes retornos financeiros às empresas multinacionais, que aplicam parte de seus lucros na inovação tecnológica, buscando sempre o lançamento de novos produtos de consumo com o intuito de se manterem competitivas no mercado mundial.

c) É importante que os alunos demonstrem a percepção de que vivemos em um período em que os produtos passam a ter o seu tempo de vida cada vez mais reduzido, tornando-se rapidamente obsoletos devido ao avanço obsoletos devido ao avanço tecnológico, que desenvolve e lança no mercado produtos cada vez mais sofisticados.

d) Resposta pessoal.

3) a) Graças aos avanços tecnológicos, os produtos vão ficando cada vez mais baratos e acessíveis para parte da população. Isso, mais a notável evolução da área de telecomunicações, impulsionou o desenvolvimento de uma sociedade de consumo de bens produzidos em qualquer parte do mundo. Além disso, a velocidade da informação é muito maior.

b) É uma das principais características desse período. A integração de novos meios de comunicação, caracterizados pelo uso da internet, softwares de mensagens instantâneas, e-mail e telefonia móvel, entre outros, permitiu uma aceleração nos fluxos de pessoas e mercadorias, características importantes da globalização.

c) Porque boa parte da população mundial vive abaixo da linha da pobreza e não pode usufruir dos benefícios da globalização. Além disso, como poucos países possuem o capital necessário à pesquisa e à indústria de ponta, há um aumento da dependência dos países pobres em relação a recursos econômicos e produtos vindos dos países mais ricos do planeta.

d) Algumas da vantagens são o confronto e a mobilidade de que se dispõe. A principal desvantagem é que o aumento da tecnologia leva ao desemprego, por utilizar máquinas mais produtivas, que demandam menos quantidade e melhor qualificação de mão-de-obra.

4) a) São direitos fundamentais de cada pessoa, que deve poder usufruí-los sem nenhuma restrição étnica, social, econômica, jurídica, política ou ideológica.

b) A Organização Internacional do Trabalho (OIT).

c) São direitos de segunda geração (econômicos e sociais).

9) a) Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) e Apec.

b) Asean.

c) A União Européia.

d) O Brasil é país integrante do Mercosul.

10) a) A imagem representa o trabalho infantil em Bangladesh.

b) O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

c) Espera-se que os alunos apontem as questões sócio-econômicas, como o desemprego, a miséria, a dificuldade de acesso aos serviços públicos, entre outros.

d) As opiniões individuais podem servir de base para um debate sobre a questão do trabalho infantil.

Unidade 3 – Temas 1 e 2

4) Problema: Chuva ácida.

Descrição: A queima de combustíveis fósseis contribuiu para a emissão de gases, principalmente dióxido de enxofre e dióxidos de nitrogênio, que, em contato como ar e o vapor de água, formam soluções ácidas.

Problema: Desertificação.

Descrição: Processo de degradação do solo causado por recorrentes incêndios e pela ação humana.

Problema: Exploração da pesca.

Descrição: Concentrada no Mediterrâneo e no Atlântico, tem posto em risco de extinção espécies de peixes, como o bacalhau.

Problema: Resíduos nucleares.

Descrição: A energia nuclear é muito usada no continente para gerar eletricidade.

Problema: Desmatamento.

Descrição: Incêndios florestais têm dizimado espécies típicas do continente, como o lince e o bisonte europeu.

7) a) A maioria se encontra entre 0 e 1% de crescimento anual.

b) Espanha e Irlanda.

c) Em ordem decrescente: Estados Unidos, Argentina, Canadá, Brasil e Austrália.

d) Em ordem decrescente: Centro e Leste Europeu, Bálcãs, Turquia, África, CEI, Sul da Ásia, Austrália, Nova Zelândia, América do Sul, Ásia Oriental, Oriente Médio, Caribe, Sudeste Asiático.

Unidade 3 – Tema 1, 3 e 4

2) a) Os países do sul são os principais fornecedores de frutas e hortaliças, enquanto os países nórdicos são os maiores produtores de cereais e leite. No norte, a pecuária bovina e a suína é desenvolvida de maneira intensiva e atende à demanda de carne e leite da população.

b) O eixo Roterdã-Milão e a região britânica entre Middlands e a zona de Liverpool.

c) As granes indústrias têxteis, a siderurgia e a metalurgia.

d) Abundância de carvão mineral para abastecimento da indústria siderúrgica e produção de energia termoelétrica, além de rica rede hidrográfica para transporte de matéria-prima e mercadorias entre o interior e o litoral.

e) Têm climas semelhantes (mediterrâneo), predominância de relevos montanhosos, que geram dificuldades para a produção de alimentos. Economicamente os países são fortes em produção têxtil, de calçados, revestimento cerâmico, além de o setor turístico ser uma grande fonte de renda para os três países.

4) a) A União Européia se originou da Ceca (Comunidade do Carvão e do Aço), em 1951, reunindo França, Alemanha, Itália, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos. Em 1973, quando a associação entre os países havia mudado para CEE (Comunidade Econômica Européia), foram incorporados ao bloco Reino Unido, Irlanda e Dinamarca. Em 1981, entro a Grécia e, em 1986, passaram a fazer parte Espanha e Portugal. Em 1992, o nome do bloco mudou para União Européia e, em 1995, Áustria, Suécia e Finlândia passaram a fazer parte da UE. Em 2004, mais de 12 nações foram incorporadas e, em 2007, foi a vez da Bulgária e da Romênia aderirem ao bloco.

b) Porque houve fracasso nos referendos realizados no França e na Holanda, em 2005.

c) A PAC garante preços mínimos de venda de produtos e evita a competição de produtos agrícolas.

d) Reposta Pessoal.

e) O desemprego nos países da UE se deve à modernidade crescente das empresas.

f) Resposta Pessoal.


Sobre professorapriscilla

Professora de Geografia, Fotógrafa Amadora, Apaixonada pelo Rio de Janeiro, pela Lapa e pelo Flamengo.
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