Gabarito dos exercícios de recuperação – 8º Ano ANCT

Gabarito dos exercícios de recuperação do 8º Ano da Escola ANCT.

Unidade I – Temas 1 e 2

1) a) (s)      b)(c)      c) (s)     d)(c)     e) (s)     f) (s)     g) (s)    h) (c)     i) (s)

2) Pré-capitalismo – Século XV – Feudalismo.

Capitalismo Comercial – Século XVIII – Fase marcada pela expansão marítima das Grandes Navegações e acumulação do capital – as colônias se tornaram fornecedoras de mão-de-obra escrava, matérias primas e metais preciosos. As principais formas de produção eram o artesanato e a manufatura.

Capitalismo Industrial – Século XX – Surgimento da indústria e o início da Revolução Industrial, caracterizada pela utilização da máquina a vapor, pela divisão de tarefas, pelo resultado da especialização do trabalhador e pelo emprego da mão-de-obra assalariada.

Capitalismo Financeiro – Século XXI – Integração entre capital industrial e capital bancário, provocada pela incorporação ou criação de bancos e inovações tecnológicas. As bolsas de valores do mundo todo são um dos grandes símbolos dessa fase do capitalismo.

5) No final da década de 1980 o governo soviético anunciou a abertura do sistema político (glasnost) e a reestruturação econômica (perestroika). Essas mudanças deram força para o fim do socialismo e a queda do Muro de Berlim, que marcou o fim da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a então União Soviética.

8) Países Desenvolvidos

Dominação econômica, tecnológica e política.

Elevado padrão de vida da maior parcela da população.

Predominam na economia os setores secundário e terciário (comércio e serviços).

Maior parte da população economicamente ativa (PEA) faz parte dos setores secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços).

elevados investimentos em educação e ciência.

Baixo índice de mortalidade infantil e analfabetismo.

Expectativa de vida além dos 70 anos.

A maior parcela da população tem acesso a benefícios sociais.

Modernos meios de comunicação e transporte.

Mão-de-obra altamente qualificada.

Ingestão de calorias acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMC).

Países subdesenvolvidos

Dependência econômica, tecnológica e política.

Má distribuição de renda.

Economia primário exportadora (países pouco industrializados).

A maior parte da população economicamente ativa (PEA) integra os setores primário (agricultura, pecuária e extrativismo) e terciário; o mercado informal abriga grande parcela da população.

Baixos investimentos em educação e ciência.

Alto índice de mortalidade infantil e analfabetismo.

Elevada taxa de natalidade.

Muitas pessoas vivem em submoradias.

Falta de infra-estrutura.

Mão-de-obra sem qualificação.

Ingestão de calorias abaixo do recomendado pela Organização Internacional de Saúde (OMC).

Unidade I – Temas 1 a 4

1) a) III        b) IV     c) I     d) II

2) O IDH considera um indicador econômico, o PIB per capita, e dois indicadores sociais, a expectativa de vida e o nível de alfabetização.

6) a) Países com IDH baixo: Níger e Serra Leoa.

Países com IDH médio: Bolívia e Índia.

Países com IDH alto: França, Nova Zelândia, Noruega, Espanha, Japão, Cuba e Grécia.

Unidade 2 – Temas 1 e 2

1) a) Tratam da evolução nos meios de transporte e de como foi possível “diminuir” distâncias, aumentando a velocidade de locomoção, através do avanço tecnológico.

2) (DC)     (DE)   (DE)   (DE)   (DC)

3) (d)    (b)   (e)    (a)   (c)

4) a) Porque os países africanos não oferecem todas as condições favoráveis à implantação de empresas transnacionais, principalmente mão-de-obra qualificada e mercado consumidor.

Unidade 2 – Temas 1 a 4

1) (c)    (a)   (b)

2) OMC é a Organização Mundial de Comércio e tem como principal objetivo determinar as diretrizes básicas do comércio internacional, impondo sanções aos países que praticarem o protecionismo.

3) Porque sugere que essas empresas têm várias nacionalidades, o que não é verdade, pois atuam em diversas nações mas aplicam os lucros apenas no país de origem.

Unidade 3 – Temas 1 e 2

1)a) Aspectos geográficos: América do Norte, América Central e América do Sul; Aspectos socio-culturais: América Latina e América do Anglo-saxônica.

2) Colonização das Américas

Exploração:

Tipo de trabalho: Escravização dos povos indígenas da América e dos africanos, que eram trazidos à força pelos colonizadores.

Tamanho das propriedades: Extensas propriedades rurais.

Destino da produção: Mercado externo.

Porção do continente onde ocorreu: América Latina.

Povoamento:

Tipo de Trabalho: trabalho familiar livre e assalariado.

Tamanho das propriedades: Pequenas e médias propriedades.

Destino da produção: Abastecimento do mercado interno.

Porção do continente onde ocorreu: América Anglo-saxônica.

4) a) Estados Unidos.

b) Critérios geográficos: América do Norte. Critérios Culturais: América Anglo-saxônica.

c) Virgínia: colônias de exploração, “fazendas enormes, braço negro”. Nova Inglaterra: colônias de povoamento, “as plantações eram pequenas, lavradas pelo proprietários”.

Unidade 3 – Temas 2 a 4

Relevo da América

Costa Leste:

Principais formas: Planaltos e montanhas antigas.

Principais denominações: Planalto Laurenciano, no Canadá; Montes Apalaches, nos EUA; Planalto das Guianas e Planalto Brasileiro, na América do Sul.

Ocupação atual: Abrigas grandes cidades e importantes áreas industriais, agrícolas e de exploração mineral, principalmente minério de ferro e carvão.

Costa Oeste:

Principais formas: Relevo montanhoso jovem – altas cordilheiras.

Principais denominações: Montanhas Rochosas, no Canadá e nos EUA; Serra Madre no México e Cordilheira dos Andes, na América do Sul.

Ocupação atual: A população que ocupa a costa oeste está concentrada nas altitudes inferiores, mas sujeitas a vulcões ativos e terremotos.

Porção central:

Principais formas: Planícies e depressões.

Principais denominações: Planície Central, na América do Norte, planícies e depressões da Amazônia; Planície do Pantanal e Depressão do Chaco, na América do Sul.

Ocupação atual: As planícies situadas no norte apresentam grande ocupação urbana e industrial; na América do Sul as principais planícies são pouco povoadas e ali se destacam a pesca, o extrativismo e a pecuária.

4) a) Na foto, as embarcações revelam o uso do rio para navegação, umas da formas de se utilizar os cursos d’água.

Unidade 4 – Temas 1 e 2

1) a) Deve-se à história da colonização e a elementos naturais, como as altas montanhas, os desertos ou as regiões de clima muito frio, que inibem a maior ocupação humana.

b) A porção leste do continente conta com índices mais altos de densidade por ter sido onde começou a colonização e onde se desenvolveram a maior parte das cidades e das atividades econômicas e, ainda porque apresenta relevo constituído principalmente por planaltos de baixa altitude e formações vegetais que forneceram ocupação humana.

c) Por se tratar de áreas de baica densidade demográfica.

d) Porque nessas regiões o clima é muito frio e dificulta a fixação da população e o desenvolvimento de atividades econômicas variadas.

2) a) Melhorias médico sanitárias, como campanhas de vacinação, melhoria no atendimento médico-hospitalar, tratamento de água e coleta de lixo e esgoto.

b) Não. A distribuição desigual da riqueza é a origem dos problemas sociais na América Latina, tanto que as políticas públicas de controle de natalidade, executadas a partir da década de 1970, não resultaram em diminuição da disparidade social.

c) Canadá.

d) Bolívia e Nicarágua apresentam os piores índices de mortalidade infantil e de expectativa de vida.

e) América Latina, onde o acesso à saúde pública é mais precário, pois o atendimento médico-hospitalar é inadequado e insuficiente para a maioria da população.

3) a) A formação geológica do continente favoreceu a existência de recursos naturais; a presença de dois oceanos, que banham as costas leste e oeste do continente, favorece a atividade pesqueira; a existência de uma extensa rede hidrográfica facilita a obtenção de energia elétrica; os diversos tipos de clima, as variadas formas de relevo e os diferentes tipos de solo contribuem para a prática da agropecuárias. Além do aproveitamento da biodiversidade pela indústria de medicamentos.

b) Estados Unidos.

c) As empresas utilizam modernas técnicas para a extração de minerais, atividade bastante controlada pela existência de leis ambientais e de fiscalização rigorosa.

d) México, Venezuela, Brasil e Argentina.




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Sobre professorapriscilla

Professora de Geografia, Fotógrafa Amadora, Apaixonada pelo Rio de Janeiro, pela Lapa e pelo Flamengo.
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4 respostas a Gabarito dos exercícios de recuperação – 8º Ano ANCT

  1. mileni dos santos rego diz:

    pareçe que foi muito boa a sua prova

  2. sebastian diz:

    eu queria saber se poderia receber uma prova por email

  3. Países desenvolvidos São países ricos
    como:
    -Japão
    -Estados Unidos
    -França
    -Canadá
    -Europa.
    Citei cinco países mais desenvolvidos para vocês saberem.

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